domingo, 4 de agosto de 2013

Debatendo e refletindo sobre o papel e a função do Professor no AEE - Atendimento Educacional Especializado


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Faculdade de Educação / Departamento de Estudos Especializados
Curso de Especialização em AEE


Aluno: José Macio de Sousa
Tutora: Francisca Sueli Farias Nunes
Turma: 22D - Fortaleza-Ceará 



Numa perspectiva de constantes mudanças e avanços na área da Educação Especial, a Inclusão abre outros questionamentos e direcionamentos a cerca dos serviços ofertados ao público alvo desta área. Denominado de atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência, o AEE, surge como uma demanda que se renova e vem de encontro a uma série de expectativas existentes dentro da escola, por parte de professores, pais de alunos, gestores e os próprios alunos.
Vivendo essa nova realidade, os professores de AEE são chamados a inúmeros desafios, cabendo aos mesmos, à iniciativa de se aprofundar num atendimento que contemple as necessidades específicas de cada aluno, realizando atividades que estimulem suas potencialidades e trabalhem com as habilidades que contribuam com seu desenvolvimento social e intelectual. Por isso, é de suma relevância sua participação na elaboração do PPP – Projeto Político Pedagógico da escola, de forma, a garantir o apoio as SRM´s (Salas de Recursos Multifuncionais) ou Centros de Atendimento Educacional Especializado, e sua articulação com toda a comunidade escolar e familiares do estudante; parceria com os professores do ensino comum, visando o apoio necessário a aprendizagem do aluno, verificando ainda, a necessidade específica de planejamento e produção de materiais pedagógicos acessíveis; elaboração de um Plano de AEE, com o objetivo de pesquisar, registrar e elencar dados que contribuam com a identificação de habilidades e necessidades, sejam sociais ou educacionais, dos alunos com deficiência e; avaliação constante do processo de planejamento e execução das estratégias e metodologias utilizadas durante a execução do plano.
Assim, o Plano de AEE, se torna um instrumento bastante importante no trabalho do professor, porque identifica, prevê e visa superar as barreiras existentes para a possibilidade de participação social e no processo de escolarização dos estudantes com deficiência. Para tanto, deve ser constantemente reavaliado, para definir novas demandas ou excluir estratégias não exitosas.
Também se constitui como uma excelente proposta de desenvolvimento do trabalho do Professor de AEE, o Estudo de Caso. Tal ação nos possibilita um aprofundamento preciso, de várias características relacionadas ao aluno, que não se limitam ao seu diagnóstico, mas a um conjunto de fatores que são coletados mediante uma pesquisa que amplia nossa atuação, como professor, pois nos coloca a par de como o aluno em questão, interage, se socializa, convive e se sente em meio a contexto familiar, social, escolar, econômico e de saúde.
Todos esses fatores acabam por subsidiar elementos importantes que deverão ser levados em conta, na formulação e aplicação do Atendimento Educacional Especializado do aluno com deficiência, promovendo sua participação no processo de inclusão escolar, o qual vem trilhando um caminho que se destaca no cenário educacional, político e social do país, num conceito e prática que se encontra em constante evolução na nossa sociedade.    

    

5 comentários:

  1. Amigo Mácio concordo com você quando relata que o professor do AEE são chamados a inumeros desafios. Que pena que em alguns municípios ainda exista a visão errada de gestores que colocam para atender na sala de recurso multifuncional os profissionais que precisam ficar afastados da sala de aula comum por motivos de saúde ou porque acha que o trabalho é moleza.Daí, minha preocupação: Quando será que vão levar a inclusão á sério ?

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  2. Mácio seu texto nos faz refletir sobre os desafios do professor do AEE, o qual necessita pesquisar constantemente para compreender o problema e planejar de acordo com as necessidades individuais,bem como construir e adaptar os materiais pedagógicos necessários, contribuindo assim com o processo de aprendizagem desses alunos.

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  3. Ola Marcio em primeiro lugar gostaria de lhe parabenizar pelo formato e o cuidado que tem com seu blog. Em relação ao texto gosto quando você começa falando do que venha ser o atendimento AEE e além das barreias enfretanta pelos alunos com deficiencia ainda enfrentamos barreias institucionais onde na época de hoje isso seja inadimicível. Concordo com você que tudo em relação sala de AEE precisa ser levado muito a sério desde a lotação dos profissionais para essa sala como de recursos que deve estar nas açoes do PDDE da escola.

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  4. Olá colega?
    Vou iniciar meu comentário dizendo que estou encantada com a estetica e conteudo do seu blog...Parabéns!!!
    E falando em conteudo, seu texto retrata plenamente o dia-a dia do professor do AEE, seus desafios e sua capacidade quase que ilimitada em planejar, sensibilizar e promover a inclusão no processo escolar!!!Assim somos nós!!!

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  5. Somos assim mesmo colega!!
    Seu texto informa entre linhas que temos o perfil ideal para incluir uma vez que planejamos,principalmente no intuito de sanar as barreiras que atrapalham a inclusão!!!
    Parabens!!!

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