Nem tanto “A distância”
assim
Aluno: José Macio de Sousa
Cidade: Pacajus
Data: 29/04/2013
Ser
aluno do curso de Especialização em AEE surge em minha vida acadêmica e
profissional, como um grande desafio e, ao mesmo tempo, como uma nova
descoberta, a cerca dos cursos de formação na modalidade EAD.
Confesso
que esta não era uma opção cogitada para meus estudos durante e após a
graduação, por entender que tal experiência, viesse norteada de pouca interação
entre alunos e professores e com pouca preparação didática e metodológica dos
conteúdos.
No
entanto, há algum tempo, tenho começado a desmistificar tal ideia, com a
importância que as tecnologias da informação têm tomado na atualidade e sua
amplitude inserida na educação, me colocando aberto a novas oportunidades e
comprovando com essa experiência, que os cursos de EAD possuem propostas e
modelos flexíveis de ensino-aprendizagem que contemplam de forma integrada e
complementar as necessidades de trocas de conhecimento e experiência com alunos
e professores, com propostas diversas e uma considerável transformação do papel
do educador nessa nova perspectiva.
Entendo
como dificuldades existentes, as questões de acesso à internet, de organização
do tempo e do interesse do aluno ao longo do curso, além do mencionado no texto
Contribuições para uma pedagogia da educação on-line, onde MORAN coloca como
outra dificuldade a questão de “Os professores aprenderam como alunos a
relacionar-se com o modelo convencional de ensinar-aprender dentro de um espaço
bem específico que é a escola e dentro dela a sala de aula.” Esses aspectos
perpassam nossa história acadêmica e tendem a se transformar numa armadilha, a
qual, devemos refletir durante nossas ações no trabalho e nos estudos, numa
perspectiva de superação.
Enfim,
toda oportunidade de enriquecer nosso conhecimento e de aprimorar nossa prática
pedagógica é válida, basta estarmos prontos a nos inserirmos a novas realidades
e as transformações que o mundo moderno nos coloca, diante do desafio de
acompanhar as mudanças e trazê-las para o nosso trabalho, o nosso cotidiano,
diminuindo a distância existente entre aprender e fazer o novo.
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