sábado, 14 de junho de 2014

RECURSOS E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA APOIAR O ALUNO COM TGD / TEA EM SEU DESENVOLVIMENTO COM FOCO NA AMPLIAÇÃO DAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL



CALENDÁRIOS DE ATIVIDADES E ROTINAS



Público: Alunos com Autismo de qualquer idade (as atividades variam nos níveis de simples e complexo de acordo com a necessidade de uso para a comunicação).
  

  • Calendário Diário:
 





Os calendários são constituídos por símbolos que estão organizados de forma sequencial e que representam atividades a realizar, auxiliando a criança a compreender o que vai fazer.






 

  • Calendário de Antecipação:
 




Os símbolos PEC´s utilizados no calendário podem ser compostos por palavras, imagens ou objetos e a sua escolha depende das capacidades visuais e cognitivas da criança para a compreensão de forma gradual das atividades.








  • Calendário Semanal:
 


Antes de se utilizar este sistema é necessário estabelecer rotinas diárias e conhecer as capacidades comunicativas e cognitivas da criança.
  



  • Sugestões de uso:

- Utilizar os calendários em vários ambientes (salas de aula, ginásio, casa...);

- Conversar com a criança acerca das atividades organizadas sequencialmente;

- Explicar que as atividades se realizam umas a seguir às outras;

- Aumentar gradualmente a quantidade de atividades expostas no calendário;

- Criar oportunidades, sempre que possível, para que a criança selecione o objeto que deverá representar a atividade;

- Utilizar o calendário para explicar a razão de determinada atividade não se realizar;

- Adicionar informação em relação à atividade (por exemplo: local, com quem...);

- Usar o calendário para despertar a curiosidade da criança, introduzindo novos tópicos para simbolizar novas atividades;

- Utilizar o calendário para fazer perguntas, comentários, pedidos, etc. acerca das atividades realizadas.

OBS: Essas atividades foram escolhidas para compor o Plano de AEE para um caso de estudo do aluno com TGD / TEA, com isso, espera-se que tais sugestões sirvam de contributo para o uso e ampliação de recursos para o AEE voltado às pessoas com autismo, buscando ampliar comunicação, linguagem e interação social de nossos alunos em questão.